vantagens-e-desvantagens-de-comprar-casa

Está a pensar em comprar casa? Conheça as vantagens e desvantagens desta opção

Será que comprar casa é sempre uma boa opção? Para saber se é a opção mais indicada para si, precisa de conhecer as suas vantagens e desvantagens.

Apesar de haver muitas pessoas que dirão, sem qualquer dúvida, que é um passo importante a tomar, outras podem não partilhar a mesma opinião. Por outro lado, algumas das desvantagens podem mesmo impossibilitar algumas pessoas de dar este passo. 

Vantagens de comprar casa

Começamos por olhar para as vantagens de comprar casa e porque é que esta é uma opção que vale a pena considerar.

Construção de património

Ao comprar casa, o imóvel em questão será verdadeiramente seu, independentemente de recorrer a um crédito à habitação ou fazer o pagamento a pronto.

Assim, dependendo se a sua habitação valorizar com o tempo graças à evolução do mercado, da localização da casa e das características do imóvel, poderá lucrar com o venda posterior do imóvel ou até arrendá-lo. Ainda assim, mesmo que o seu imóvel perca algum valor, isto não significa uma perda total já que essa perda poderá não se reflectir da mesma forma no valor da renda.

Por outro lado, também poderá fazer as obras de que necessitar sem depender de aprovação de um senhorio para que valorize ainda mais o seu imóvel. Assim, todo o dinheiro gasto em remodelações também acabará por ser convertido num investimento.

vantagens-e-desvantagens-de-comprar-casa-investimento

Está a fazer um investimento considerado seguro

A compra de uma casa é um investimento uma vez que poderá vir a lucrar com esta compra. Isto irá depender se consegue retirar mais dinheiro do que aquele que investiu. Poderá fazer isto através do arrendamento do imóvel a terceiros ou caso venda o imóvel após a valorização do mesmo.

Investir no mercado imobiliário é investir num mercado considerado seguro. Isto porque é um mercado previsível, já que funciona em ciclos. Assim, há boas possibilidades que o imóvel que adquiriu valorize e, uma vez que é um investimento com boa liquidez, poderá recuperar o dinheiro com alguma rapidez.

No geral, o investimento num imóvel é uma garantia de reserva financeira e algo que poderá ser um legado para a família. No entanto, se quer que a compra da casa se traduza num bom investimento deverá ter isso em atenção no momento de escolha do tipo de imóvel e localização do mesmo.

Para que este investimento renda, é importante que tenha uma visão de futuro porque se o imóvel pelo qual optar tiver as características certas e estiver localizado numa região que tem potencial para valorizar, poderá colher os resultados dessa valorização no futuro.

Finalmente, ao não estar a depender de contratos de arrendamento, não irá precisar de ter fiadores nem corre o risco de ser surpreendido com alguma decisão que o proprietário tome como, por exemplo, optar por não renovar o contrato ou fazer alguma alteração com a qual não concorde.

É uma despesa previsível

Ao comprar casa, mesmo que recorra a um crédito à habitação, as condições de concessão do crédito já são conhecidas e, por isso, não há espaço para surpresas. Já saberá quais são as condições de entrada, o valor das prestações e, no fundo, qual o montante final total a pagar pelo crédito.

No caso do arrendamento, o valor deste aumenta todos os anos graças à inflação e corre o risco do senhorio aplicar um aumento do valor da renda para que o contrato de arrendamento seja renovado.

Para saber qual é o crédito à habitação que melhor se adapta à sua situação em particular, deverá dedicar algum tempo a aprender como pode comparar diferentes simulações de crédito à habitação.

De qualquer das formas, na maior parte dos casos, a prestação que terá de pagar ao banco pelo crédito à habitação é inferior ao que terá de pagar a um senhorio.

Desvantagens de comprar casa

Infelizmente, para todas as situações também existem desvantagens e a opção de comprar casa não é excepção. Por isso, antes de finalizar a sua decisão, conheça que desvantagens acompanham esta situação que é o sonho de muitos.

Há outros custos acrescidos

Comprar casa tem mais custos para além do valor da casa em si ou dos juros que tenha a pagar ao banco pela concessão do crédito à habitação. Terá de suportar outros custos tais como:

  • Seguro de vida;
  • Seguro do imóvel;
  • Condomínio;
  • Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI);
  • Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT);
  • Eventuais obras de manutenção.

Para além disto, mesmo pedindo um crédito à habitação, irá precisar de ter uma poupança avultada já que actualmente é quase impossível obter um financiamento a 100% para a compra de uma casa.

Na sua grande maioria, os bancos não concedem o crédito para mais do que 80% do valor do imóvel. Isto significa que deverá ter uma poupança que seja equivalente, pelo menos, aos restantes 20% do valor do imóvel.

vantagens-e-desvantagens-de-comprar-casa-outros-custos

Está a criar uma dívida que o acompanhará durante anos

Ao pedir um crédito à habitação, estará a contrair uma dívida que terá de pagar ao banco ao longo de vários anos.

O que acontece é que o banco lhe irá emprestar 80% do valor do imóvel para que o possa comprar. Em contrapartida, ficará obrigado a devolver esses mesmo 80% com juros em prestações mensais ao longo de vários anos.

No caso de falhar os pagamentos ao banco e possuir um crédito hipotecário (que é o mais comum), corre o risco do banco penhorar o imóvel de forma a saldar a sua dívida.

Restrições na mudança de localização

Em regra, a compra de casa pressupõe um compromisso de médio ou longo prazo. Assim, quem compra casa tende a ter maior dificuldade no que toca a mudar de localização, o que dificultará uma eventual situação de desemprego, mudança geográfica de emprego, aumento de família ou má vizinhaça.

Conclusão

Se não tiver estabilidade profissional nem familiar e não tiver uma poupança grande o suficiente para dar uma entrada de 20% do valor de um imóvel, o melhor será optar pelo arrendamento.

Por outro lado, se possuir alguma estabilidade financeira e não preveja nenhuma mudança de localização a médio prazo, comprar casa poderá ser a melhor opção para o seu caso em particular.

De qualquer das formas, cada caso deve ser cuidadosamente analisado e, para que possa saber o que esperar do processo de compra de um imóvel pode sempre recorrer à ajudar de um agente imobiliário.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.