o-que-ter-em-atencao-quando-visita-uma-casa

7 coisas que deve ter em atenção quando visita uma casa

7 coisas a que deve ter atenção quando visita uma casa

A compra de um imóvel é um grande investimento. Por isso, para evitar fazer uma compra que lhe custará mais do que antecipava, há algumas coisas a que deve prestar especial atenção quando visita uma casa.

Isto porque algumas casas poderão esconder algumas surpresas desagradáveis e precisar de um investimento maior em obras e remodelações do que o inicialmente previsto.

Assumindo que está satisfeito com a localização, preço e número de quartos e casas de banho, antes de iniciar a visita a uma casa, deve saber que pormenores ter em conta e que devem pesar na sua decisão final.

1. Sinais de humidade ou infiltrações

Procure por quaisquer sinais de humidade ou infiltrações. Eles podem indicar um problema difícil de resolver, tal como ser preciso reparar ou trocar canalizações.

Repare bem no tecto e nos rodapés para garantir que não há marcas de água, estuque a escamar ou se sente algum cheiro a mofo em alguma das divisões. Se alguma das divisões foi pintada de fresco, pergunte qual a razão, pode ser que seja para esconder alguns desse sinais.

2. Estado do chão e das paredes

Para além de defeitos no chão e nas paredes serem, no mínimo, esteticamente desagradáveis, também podem ser indicadores de problemas maiores cuja resolução custa mais dinheiro do que pretende investir após a compra do imóvel.

Para além de sinais de humidade, deve estar atento a pisos empenados e fissuras ou rachaduras nas paredes que podem indicar problemas estruturais graves. Apesar de fissuras verticais, em geral, não serem motivos de grandes preocupações, tenha atenção a fissuras horizontais ou diagonais.

o-que-ter-em-atencao-quando-visita-uma-casa-estado-do-chao

3. Exposição solar da casa

No inverno, durante um dia nublado ou à noite, será difícil perceber a diferença entre uma casa orientada a norte ou a sul. Mas, em dias de sol, a orientação da casa fará toda diferença entre ter uma boa iluminação natural e um gasto extra na fatura da eletricidade.

Hoje em dia os nossos smartphones já vêm equipados com uma app de bússola, portanto não tenha vergonha de a usar durante a visita a uma casa para perceber qual será o trajeto do sol em relação à mesma. Isto ajudá-lo-á a garantir que a iluminação natural é a mais adequada para fazer um bom aproveitamento da luz do sol.

4. Área e formato dos quartos

A menos que tencione comprar móveis novos, é importante ter em conta se os seus móveis actuais cabem naquela que será a sua nova casa. Para além de verificar se as divisões têm área suficiente, também é importante ter em conta o formato das divisões e localização das portas e janelas já que isto poderá influenciar a área disponível para os móveis.

Mesmo que tenha acesso a uma planta da casa, não hesite em levar consigo uma fita métrica para confirmar as dimensões das divisões para uma segurança extra. Entre em cada divisão e tente imaginar como iria dispor os seus móveis actuais em cada uma delas. Para além da fita métrica, traga também consigo as medidas da sua mobília no seu smartphone.

5. Espaço de arrumação disponível

O espaço disponível para arrumação é um aspeto valioso que é muitas vezes ignorado durante as visitas. Ter espaço onde arrumar as suas roupas, material de cozinha, de limpeza e até a decoração de Natal é imprescindível para manter uma casa arrumada e onde se sente bem.

Por isso, preste atenção à quantidade de armários na cozinha, se os quartos têm roupeiros embutidos, à quantidade de arrumação nas casas de banho e se a casa tem despensas e qual o tamanho das mesmas.

É claro que poderá comprar armários para uma arrumação extra mas isso só irá retirar área disponível para circular e para outros móveis de que precisa.

o-que-ter-em-atencao-quando-visita-uma-casa-estado-das-paredes

6. Quantidade de tomadas de eletricidade

Num mundo cada vez mais digital e dependente de novas tecnologias, há poucas coisas mais inconvenientes do que estar numa divisão mal servida de tomadas de eletricidade. E se, para poder utilizar o seu smartphone enquanto o carrega tiver de estar agachado ao lado da porta da sala porque é o único sítio onde tem uma tomada? Não é a situação ideal.

Ou, se tem apenas uma opção onde colocar a sua secretária para estar perto da única tomada da divisão, comprometendo toda a disposição dos restantes móveis? Por isso mesmo é que é importante que a casa esteja bem servida no que toca a tomadas, já que acrescentá-las não é uma tarefa fácil nem barata.

7. Qualidade e estado das janelas

Tenha preferência por casas que já possuem janelas de vidro duplo. Estas janelas são muito mais eficientes no que toca a conservar a temperatura interior o que o ajudará a poupar na conta da eletricidade e trocar as janelas é um grande investimento.

Abra e feche todas as janelas para se certificar que todas funcionam corretamente e, caso tenha janelas de vidro duplo, garanta que não há condensação entre os vidros já que isto significa que estão com defeito e precisam de ser substituídas.

Conclusão

A compra de uma casa já é um grande investimento por si só e, mesmo que planeie adquirir um imóvel com alguma necessidade de remodelação, é importante que saiba com o que contar. Para que não venha a ter surpresas, leve esta lista consigo durante as visitas, verifique tudo e faça todas as perguntas necessárias ao agente imobiliário.

Existem pormenores com os quais não precisa de se preocupar mas o grande foco deverá ser em aspetos do imóvel que são impossíveis de alterar, como é o exemplo da orientação solar do imóvel, ou que impliquem um grande investimento, tal como a mudança das janelas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.