isolamento-acustico

5 dicas práticas para melhorar o isolamento acústico da sua casa

Apesar de serem muitas as vantagens de morar num centro urbano, uma das grandes desvantagens e queixas de quem mora numa grande cidade está relacionada com os ruídos externos ou o barulho dos vizinhos.

Se esta também é uma das suas queixas e quer ter silêncio e tranquilidade na sua casa mas mora num local movimentado, aquilo que deve procurar é melhorar o isolamento acústico do seu imóvel. Um bom isolamento irá protegê-lo do ruído do exterior e também prevenir que o som do interior passe para fora.

No entanto, se acha que um bom isolamento acústico só é possível obter na fase de construção ou com uma remodelação profunda, está muito enganado. Há pequenas coisas que pode fazer na sua casa para que não seja incomodado com o ruído alheio.

O que é o isolamento acústico?

O som é uma onda mecânica que se propaga através de meios materiais que podem ser sólidos, líquidos ou gasosos. Ele tem duas componentes que o caracterizam:

  • Frequência: medida em Hertz (Hz) e determina se um som é agudo ou grave;
  • Amplitude: medida em decibéis (dB) e determina se um som é forte ou fraco.

O ouvido humano consegue ouvir apenas os sons cujas frequências estão entre os 20 e os 20 000 Hz e apenas se estes forem intensos o suficiente. Uma exposição contínua ao ruído pode, não só ser desconfortável, como pode mesmo vir a causar lesões permanentes na audição.

O isolamento acústico é a capacidade de diminuir ou impedir a passagem do som de uma zona para outra, ou seja, de reduzir ou eliminar as ondas sonoras. Um material que seja um excelente isolante acústico não deixa o som passar de dentro para fora, de fora para dentro e nem permite que este se propague pelas superfícies.

Existem dois tipos de ruídos e é importante distingui-los para conseguir escolher a melhor solução de isolamento acústico. Esses dois tipos são:

  • Ruído aéreo: tem origem nos carros, aviões e vozes e propaga-se pelo ar. Este tipo de ruído requer um isolamento nas paredes, portas e janelas;
  • Ruído de impacto: tem origem no caminhar nas pessoas e outros tipos de impacto e propaga-se através da estrutura do edifício e pelas superfícies. Este requer um isolamento das paredes e, acima de tudo, do chão.

isolamento-acustico-ruido-aereo

Que tipo de materiais melhoram o isolamento acústico?

Os materiais que apresentam um melhor desempenho como isolantes acústicos são aqueles com maior peso, ou seja, com maior massa. Isto porque, materiais com mais massa e mais densos diminuem a ocorrência de vibrações, ou seja, diminuem a probabilidade de propagação de ondas e por isso têm uma menor transmissão sonora.

Alguns exemplos de materiais comuns com bom isolamento acústico são:

  • Blocos de cimento;
  • Alvenaria com uma segunda parede de gesso recheada com lã de rocha (muito comum na construção);
  • Vidro (quanto mais espesso, melhor);
  • Madeira maciça;
  • Pisos flutuantes que não estejam em contacto com as paredes graças a mantas de borracha que absorvem as ondas sonoras.

Não existe um material que seja melhor do que outro e que seja infalível contra o som. O que existe é uma combinação de materiais óptima para cada projeto e que fará com que este tenha o desempenho desejado, dadas as condições do projeto em si.

O isolamento acústico também não é algo que seja exclusivamente abordado na selecção de revestimentos internos e apenas na fase de construção do imóvel. Vamos sempre a tempo de melhorar o isolamento acústico da nossa casa.

Isto porque, a utilização de alguns elementos decorativos como tecidos nas cortinas e tapetes podem ajudar a diminuir o barulho dentro de casa, já que estes materiais têm uma grande capacidade de absorção das ondas sonoras.

5 dicas práticas para melhorar o isolamento acústico da sua casa

Como vimos no ponto anterior, há outros materiais que pode usar na sua casa para melhorar o isolamento acústico. Algumas das coisas que pode fazer são:

  1. Jogue com a disposição da mobília: Se já visitou uma casa vazia, sabe que um espaço vazio faz eco. À medida que acrescenta mobília, o som vai sendo absorvido, impedindo que este propague pelo imóvel. Por isso, organize a sua mobília em locais estratégicos para que o som não se propague com tanta facilidade;
  2. Use material estofado e fibroso: Inclua mobiliário estofado na sua decoração como sofás e poltronas, já que estes farão um excelente trabalho a absorver o som. Use também tapetes (quanto mais espessos, melhor) e inclusive, poderá escolher uma cabeceira de cama estofada;
  3. Incorpore cortiça na sua decoração: A cortiça é um material excelente para melhorar o isolamento acústico. Por isso, considere fazer um mural de cortiça na parede. Poderá usá-lo para colocar fotografias e outro tipo de decoração;
  4. Inclua plantas na decoração: Para além de darem um ar mais acolhedor à sua casa, as plantas também fazem uma óptima barreira ao ruído. Quanto mais plantas tiver, mais som elas absorvem. Uma boa opção será cobrir uma parede inteira, criando um jardim vertical.
  5. Recorra a esquadrias acústicas: ou outro vedante acústico para vedar bem as frestas das janelas. O som propaga-se muito facilmente pelo ar. Por isso, para melhorar o isolamento acústico da sua casa, o melhor que tem a fazer é evitar qualquer brecha que deixe o barulho entrar.

isolamento-acustico-dicas-praticas

Conclusão

Para quem mora numa cidade grande pode parecer impossível ter algum silêncio e tranquilidade. Mas há muitas coisas que pode fazer para melhorar o isolamento acústico da sua casa.

O isolamento acústico não é algo que é abordado exclusivamente na fase de construção, todo o mobiliário e decoração também podem contribuir para reduzir o ruído na sua casa. É uma questão de saber quais os melhores materiais a utilizar.

As duas grandes lições a reter para ter mais descanso na sua casa são que deve usar materiais maciços ou fibrosos e evitar brechas que deixem o ar passar já que é através dele que o som se propaga mais facilmente.

Finalmente, também é possível encontrar materiais que não só tenham um bom desempenho como isolantes acústico mas que também contribuam para um isolamento térmico.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.