vender-casa-por-sua-conta-e-um-erro

6 Razões Porque Vender Casa por Sua Conta é um Erro

Há muitos benefícios em trabalhar com um profissional do ramo imobiliário ao vender casa. Em tempos de desafio como o que enfrentamos hoje, torna-se ainda mais importante ter um perito agente imobiliário a guiá-lo ao longo do processo.

Se está a considerar vender por conta própria, opção conhecida no sector como For Sale By Owner ou FSBO, por favor considere o seguinte:

1. A Sua Segurança é uma Prioridade

A sua segurança e a da sua família estão em primeiro lugar. Quando se propõe vender sem ajuda de um profissional, é incrivelmente difícil controlar a entrada em sua casa, bem como manter um registo adequado da identificação de quem a visitou.

Um profissional do ramo imobiliário terá os protocolos adequados para proteger não só os seus bens, mas também a saúde e bem-estar da sua família. Desde identificar e controlar o número de pessoas em sua casa ao mesmo tempo até assegurar a adopção de cuidados de higiene adequados durante e após qualquer exposição, e até facilitar visitas virtuais para compradores.

Os agentes estão equipados para seguir os mais recentes padrões da indústria para o ajudar a proteger-se, bem como à sua família.

2. Uma Estratégia On-line Poderosa é uma Necessidade para Atrair um Comprador

Estudos recentes mostraram que, mesmo antes da COVID-19, o primeiro passo que 44% de todos os compradores davam quando procuravam uma casa era pesquisar online. Ao longo do processo, esse número saltou para 93%. Hoje, esses números têm crescido exponencialmente. A maioria dos agentes imobiliários desenvolveu uma forte estratégia de Internet e redes sociais para promover a venda da sua casa. E você?

3. Existem Demasiadas Negociações

Aqui estão apenas algumas das pessoas com quem vai ter de negociar se decidir recorrer à FSBO:

  • O comprador, que quer o melhor negócio possível;
  • O agente imobiliário do comprador, que representa unicamente o melhor interesse do comprador;
  • O avaliador, se houver uma questão sobre o preço/valor.

Como parte da sua formação, os agentes imobiliários são ensinados a negociar todos os aspectos da transacção imobiliária e a mediar as emoções sentidas pelos compradores que procuram fazer aquela que é, provavelmente, a maior compra da sua vida.

4. Não Saberá Se o Seu Comprador está Qualificado para um Financiamento

Ter um comprador que quer comprar a sua casa é o primeiro passo. É igualmente importante ter a certeza de que eles podem comprar a sua casa. Como um FSBO, é quase impossível estar envolvido no processo de financiamento do seu comprador.

Um profissional imobiliário é treinado para fazer as perguntas apropriadas e, na maioria dos casos, estará intimamente consciente dos progressos que estão a ser feitos no sentido da obtenção de um financiamento pelo comprador, até o auxiliando nesse processo.

A complicar ainda mais a situação é como o mercado hipotecário actual está a evoluir rapidamente devido ao número de famílias desempregadas e em situação de indulgência hipotecária. Um programa de empréstimos que existia ontem poderia desaparecer amanhã. É preciso alguém que trabalhe diariamente com os bancos para garantir que o comprador tem condições para fechar negócio. vender-casa-sozinho-erro-1024x684

5. Vender Casa tornou-se Particularmente Mais Difícil do Ponto de Vista Jurídico

A documentação envolvida no processo de venda tem aumentado drasticamente à medida que se tornaram obrigatórias cada vez mais divulgações e regulamentações. Numa sociedade cada vez mais litigiosa, o agente imobiário actua como um terceiro para ajudar o vendedor a evitar riscos legais.

Esta é uma das principais razões pelas quais a percentagem de pessoas que tentam vender o seu imóvel sem ajuda de um profissional caiu significativamente nos últimos 20 anos.

6. Mais Dinheiro Quando se Utiliza um Agente

Muitos proprietários acreditam que vão poupar a comissão imobiliária vendendo por conta própria. Acreditam que a principal razão pela qual os compradores olham para os FSBOs é porque também acreditam que podem poupar a comissão do agente imobiliário. A verdade é que vendedor e o comprador não podem ambos economizar a comissão.

Um estudo da Collateral Analytics revelou que os FSBOs não poupam realmente nada ao renunciarem à ajuda de um agente. Em alguns casos, o vendedor pode mesmo poupar menos dinheiro com a venda. O estudo revelou que a diferença de preço entre um FSBO e uma casa listada por um agente era, em média, de 13%. Uma das principais razões para esta diferença de preço é a exposição efectiva:

Os imóveis em venda com um agente imobiliário legalmente acreditado serão listados online com uma enorme quantidade de sites da especialidade, comercializando a casa para uma população de compradores muito maior. E esses negócios geralmente oferecem compensação aos agentes que representam compradores, incentivando-os a mostrar e vender o imóvel e, mais uma vez, aumentando potencialmente o pool de compradores.

Quanto mais compradores virem uma casa, maior será a probabilidade de haver um interessado na sua aquisição.

Resumindo

Tentar vender por conta própria deixa-o gerir toda a transacção sozinho.

Porquê fazer isso quando se pode contratar um agente e ainda assim obter a mesma ou maior quantia de dinheiro?

Antes de decidir aceitar o desafio de vender a sua casa sozinho, vamos falar para discutir as suas opções!

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.