5-sinais-de-que-deve-vender-a-sua-casa

5 Sinais de que Deve Vender a Sua Casa em Breve

A sua casa é provavelmente o seu activo mais valioso. No entanto, ao contrário do que acontece com outro tipo de investimentos, como em acções ou investimentos em bolsa, é provável que mantenha com ela uma ligação emocional. Isto faz com que o mercado imobiliário seja mais do que simplesmente comprar ou vender uma casa, consoante o seu estado actual e pode levar um proprietário a ignorar alguns sinais de que deve vender a sua casa.

Tomar a decisão de vender a sua casa não é uma tarefa fácil. Para o ajudar a tomar esta decisão, saiba quais são os sinais que lhe indicarão se está na altura de o fazer.

1. A sua casa é demasiado pequena para si e para a sua família

É provável que a casa que comprou quando esperava a chegada do seu primeiro filho já não seja a mais adequada às suas actuais necessidades. Acima de tudo quando a sua família já é composta por dois filhos a entrar na adolescência e um cão que adora correr. 

Pode ser difícil vender a casa onde criou tantas boas memórias e viu os seus filhos crescer. Mas, se o espaço que tem disponível já lhe causa mais stress do que conforto, está na hora de mudar. Está na hora de criar novas memórias numa casa que seja mais adequada ao tamanho actual da família.

Pode vender a sua casa, mas as memórias ficarão sempre consigo. Não deixe que isso seja o que o impede de mudar para um espaço mais confortável para si e para os seus.

sinais-de-que-deve-vender-a-sua-casa-familia

2. Mudanças no seu estilo de vida levam-no a repensar o espaço de que precisa

O mundo à nossa volta está em constante mudança e isso faz com que as nossas necessidades do dia-a-dia também mudem. 

Porque comprou um pequeno apartamento que era o suficiente, pois precisava apenas de um espaço para dormir, mas que hoje em dia é pequeno, já que passa mais horas em casa num registo de teletrabalho.

Ou então, a casa que comprou para a sua família, com um quarto para cada filho e um jardim enorme, pode agora parecer vazia. Os filhos já são “maiores e vacinados” e já não tem utilidade para todo esse espaço.

A sua vida e actuais necessidades são diferentes daquelas que tinha quando comprou a sua casa. Assim, está na hora de se questionar se ela continua a preencher todos os requisitos. Caso isso já não aconteça, está na altura de vender e investir esse dinheiro na próxima fase da sua vida.

3. O mercado imobiliário parece estar favorável

É sempre importante estar a par das tendências do mercado imobiliário a nível nacional. No entanto, este também é um mercado que tem variações a nível local. É preciso analisar o mercado imobiliário na sua cidade e até mesmo no seu bairro.

Alguns indicadores de que o mercado imobiliário local está favorável são:

  • O preço por metro quadrado na sua zona está a aumentar;
  • O tempo médio que um imóvel está disponível no mercado está a diminuir;
  • Anda a notar uma maior movimentação de agentes imobiliários na sua zona. Até já recebeu alguns flyers de alguns agentes na sua caixa de correio;
  • Nota que as casas estão a ser vendidas pelo valor que é anunciado ou muito próximo disso.

Se decidir vender a sua casa, é provável que também tencione comprar. Portanto esteja atento para perceber se o mercado também está favorável para comprar na zona que pretende. Não há ninguém melhor para o ajudar com questões sobre o mercado imobiliário do que um agente imobiliário de confiança.

sinais-de-que-deve-vender-a-sua-casa-mercado-imobiliario

4. A localização já não lhe serve

O que antes era uma localização excelente para um casal jovem, pode já não o ser quando esse mesmo casal tem filhos a entrar em idade escolar. Se este é o seu caso, está na altura de vender a sua casa e procurar uma que esteja próxima de boas escolas.

Também pode ser que, uma vez que começou a trabalhar a partir de casa, queira passar a estar mais próximo da natureza. Quer fugir do barulho e trânsito de uma cidade para que possa usufruir melhor dos seus tempos livres.

Desde escolas, oportunidades de emprego, transportes públicos, parques, lojas e muito mais. Estes são alguns dos factores a considerar no que toca a decidir se uma localização é boa para si e para a sua família ou não. É normal que com o passar do tempo as necessidades em termos de localização sejam diferentes.

Se vê que a localização em que a sua actual casa se encontra já não lhe serve, está na altura de vender. Isto, para que se possa mudar para uma zona que lhe seja mais conveniente.

5. Está numa situação de stress financeiro

Infelizmente, algumas mudanças podem não ser positivas e resultar em algum constrangimento financeiro. O que antes era uma prestação fácil de pagar ao banco, pode agora ser o motivo pelo qual tem dificuldades em adormecer.

Neste caso, vender a sua casa pode ser a melhor opção. Assim, pode mudar para onde pagará uma prestação mais baixa, ou para conseguir criar algumas poupanças enquanto arrenda uma casa temporariamente.

Conclusão

O mundo muda e as nossas necessidades também. Longe vai o tempo em que uma família vivia na mesma casa durante largos anos. Isto, independentemente dos constrangimentos ao nível de espaço, localização ou financeiro.

Está na altura de pôr o seu conforto e da sua família em primeiro lugar. Caso o seu espaço actual já não o permita viver a melhor vida e apreciar o seu tempo livre, está na altura de vender a sua casa. 

Peça uma avaliação gratuita da sua casa para saber qual o valor de mercado actual. Para isso basta entrar em contacto comigo. Conheça também quais são as ferramentas disponíveis que o irão ajudar a vender a sua casa.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.