preco-de-um-imovel

Como calcular o preço de um imóvel? Descubra quais os fatores que deve considerar

Saber calcular o preço de um imóvel é indispensável para que tire o maior proveito da venda da sua casa.

Esta tarefa pode valer (ou custar) muito dinheiro e, definir o preço certo poderá poupar muitas dores de cabeça ao responsável pela venda do imóvel. Isto porque um preço demasiado baixo faz com acabe por perder a oportunidade de ganhar mais dinheiro com a venda do imóvel e, por outro lado, um preço demasiado alto pode desencorajar visitas.

Infelizmente, a fórmula para definir o preço de um imóvel é complexa uma vez que este é influenciado por múltiplos factores, cujo peso é muito subjectivo.

Características do imóvel

Naturalmente que um dos fatores que mais influencia o valor de um imóvel são as sua próprias características. As características principais que deve considerar são:

  • Área do imóvel (e terreno correspondente): esta é a variável mais importante e influente no preço de um imóvel e é usada no cálculo dos preços por m². Se o preço por m² estiver fora dos valores médios da zona em questão, terá muitas dificuldades em vender o seu imóvel, independentemente das restantes características;
  • Número de quartos e casas de banho: em regra, quanto mais quartos e casas de banho um imóvel tiver, maior será o valor do mesmo. No entanto, embora a influência da tipologia do imóvel no preço seja linear, poderá haver algumas excepções. Tudo dependerá da área do imóvel. Assim, um T2 pode ter um valor superior a um T3 com características semelhantes caso a sua área seja maior. Por isso, uma remodelação com o objetivo de criar mais divisões pode nem sempre ser a decisão mais benéfica;
  • Facilidades (tais como piscina, garagem, arrecadação, etc): definir o preço certo de um imóvel é mais do que multiplicar o preço médio por m² praticado na zona em questão pela área do seu imóvel. Facilidades como se o imóvel possui piscina, lugares de garagem, espaço de arrecadação, varandas, jardim, etc podem ajudar a valorizar o seu imóvel, diferenciando-o dos restantes imóveis da zona;
  • Orientação e exposição solar: a quantidade de luz natural que um imóvel recebe tem uma influência significativa no preço do mesmo. A configuração arquitectónica de um imóvel também pode interferir na luminosidade de um apartamento. Em termos simples, quanto melhor for a luz de um imóvel, mais elevado poderá ser o preço do mesmo;
  • Ano de construção do imóvel: quando comparado com outros imóveis na mesma localização, quanto mais antigo for o imóvel, menor será o valor do mesmo.

preco-de-um-imovel-caracteristicas

Localização do imóvel e pontos de interesse

A localização é outro factor importante a ter em consideração, uma vez que está associada àquilo que mais contribui para uma venda bem sucedida: a procura.

A procura pode variar muito não só de cidade para cidade mas até mesmo dentro de bairro para bairro ou entre freguesias. Isto faz com que seja pouco útil comparar preços de imóveis que estejam em bairros ou freguesias diferentes. A única coisa para que isso poderá servir será para criar falsas expectativas.

Associado à localização, a proximidade de pontos de interesse tais como escolas, hospitais e até a rede de transportes no local em questão também são factores importantes que irão contribuir para o valor do imóvel.

Estado do imóvel

O estado em que o imóvel se encontra também tem um grande papel na determinação do preço do imóvel. Um imóvel renovado tem sempre mais procura e por isso a venda é mais rápida. No entanto, nem sempre os custos de uma remodelação total são fáceis de recuperar na venda.

Em vez de uma remodelação total, poderá fazer pequenas intervenções tais como pintar as paredes ou até mesmo colocar soalho flutuante para ajudar a que a venda seja mais rápida ou para que possa negociar um valor mais elevado.

O facto do imóvel ser vendido com equipamentos, mobília e decorado também pode influenciar o valor do mesmo. No entanto, tenha atenção para não contabilizar o custo de aquisição desses bens já que estes desvalorizam com o tempo, nem com o valor emocional que esses objetos têm para si.

preco-de-um-imovel-pintar-paredes

Preço de venda de imóveis com características semelhantes

Um dos métodos de avaliação de imóveis mais utilizado é o método comparativo. Este método baseia-se no conhecimento do mercado imobiliário local. Assim, este método leva em conta os valores de venda de imóveis com características semelhantes ao imóvel em questão, e que estejam inseridos na mesma zona.

Tenha em atenção que, os simuladores que estão disponíveis online para o cálculo do preço de um imóvel levam em conta apenas o preço dos anúncios e não o preço de venda registado na escritura, que muitas vezes é inferior ao preço anunciado.

Conclusão

Não existe apenas um preço pelo qual conseguirá vender a sua casa. Tudo se vende mas o tempo que demorará pode variar. Caso escolha colocar um preço muito acima do valor de mercado, irá demorar mais tempo a vender o seu imóvel. Caso tenha pressa para vender o seu imóvel, deverá definir um preço ligeiramente inferior ao preço de mercado.

Saber qual é o preço de mercado ideal não é uma tarefa fácil mas felizmente, hoje em dia existem profissionais que poderão recorrer às suas bases de dados e estão equipados com as ferramentas que o ajudarão a tomar esta decisão.

Se precisa de ajuda para definir o preço certo do seu imóvel e para o vender, não hesite em contactar um consultor imobiliário para pedir uma Análise Comparativa de Mercado do seu imóvel de forma completamente gratuita.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.