imovel-da-banca

O que os Compradores Devem ter em Atenção Antes de Procurarem por um Imóvel da Banca

Neste artigo será abordado o que é um “Imóvel da Banca” e quais as vantagens e desvantagens de optar por este tipo de solução. Também irá descobrir o que deve ter em atenção durante a fase de pesquisa, de forma a evitar surpresas no futuro.

Se está a iniciar a sua busca por um imóvel e está curioso para saber mais sobre esta opção, continue a ler. No final deste artigo terá todas as informações necessárias para decidir se é este o caminho que deve seguir.

O que é um Imóvel da Banca?

Não seria possível continuar este artigo sem começar por esclarecer o que é um imóvel da banca.

De forma simples, um imóvel da banca é um imóvel que está a ser vendido por um banco. Mas como e porque é que um banco está a vender o imóvel?

Infelizmente, há casos que as famílias deixam de ter capacidade de pagar as prestações mensais do seu crédito à habitação e, nestes casos, elas vêm-se obrigadas a entregar a sua casa ao banco.

Isto acontece porque o imóvel é uma das garantias que o banco exige aquando da contratação do crédito à habitação. As garantias servem para proteger o banco uma vez que, no caso de um crédito à habitação, o montante do empréstimo é bastante elevado.

Situações como esta tornam-se muito comuns em tempos de crise económica. No entanto, apesar de ser uma dura realidade para muitas pessoas, a verdade é que a compra de imóveis da banca acabou por se tornar num nicho de negócio no mercado imobiliário.

Vantagens e Desvantagens de Comprar um Imóvel da Banca

Para começar, é importante perceber que o que traz dinheiro aos bancos não é vender casas mas sim, emprestar dinheiro. Por isso, o grande objectivo das instituições bancárias é o de transformar estes imóveis em créditos à habitação.

Optar por um imóvel da banca pode trazer grandes vantagens. Isto porque os bancos oferecem de condições únicas e muito vantajosas para quem pretender seguir esta via.

Algumas dessas vantagens são:

  • Preço dos imóveis bastante competitivos quando comparados com o restante mercado;
  • Possibilidade de financiamento a 100%, ou seja, pode não haver necessidade de dar uma entrada inicial;
  • Taxas de juro e spread mais favoráveis;
  • Possibilidade de um prazo de pagamento mais alargado;
  • Não há lugar a cobrança de comissões;
  • Possibilidade de não haver obrigatoriedade de adesão a outros produtos bancários.

imovel-da-banca-vantagens-e-desvantagens

No entanto, não há só vantagens associadas aos imóveis da banca. Também há algumas desvantagens que deve ter em consideração antes de iniciar a sua busca, tais como:

  • Oferta limitada tornando difícil encontrar um imóvel que seja do seu agrado;
  • Apesar do baixo preço, alguns imóveis podem estar a precisar de algum investimento ao nível de obras de remodelação;
  • Alguns imóveis podem ter outras dívidas associadas;
  • Não possuir licença de habitação ou utilização;
  • Informação matricial pode estar desactualizada.

Finalmente, muitos destes imóveis encontram-se em zonas periféricas de grandes cidades o que pode ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo daquilo que procura.

Que Cuidados Deve Ter Durante a Fase de Pesquisa?

Se já é aconselhável visitar os imóveis em que está interessado, isto torna-se imprescindível no que toca a um imóvel da banca. Dispenda de algum tempo para conhecer bem o imóvel e, acima de tudo, o bairro onde o imóvel se encontra e a respectiva vizinhança e comércio local.

Reúna alguns contactos de empresas de remodelação e prepare-se para pedir alguns orçamentos. É muito provável que venha a precisar de fazer alguma obra e será importante saber o valor aproximado desse investimento antes de se comprometer.

Por um lado, é verdade que, no que toca a imóveis da banca, as instituições bancárias tentam sempre oferecer condições mais competitivas para os seus créditos à habitação; no entanto, algumas dessas condições podem estar sujeitas a alguma obrigatoriedade que poderá não ser assim tão vantajosa.

imovel-da-banca-remodelaçoes

Algumas das vantagens associadas ao crédito descritas anteriormente poderão ser aplicadas apenas durante um determinado período de tempo. Por exemplo, pode ser que o spread seja mais baixo apenas durante o primeiro ano.

Também pode ser que haja alguma limitação à aplicação destas condições especiais. Um exemplo poderá ser o de apenas poder usufruir dessas condições se contratar algum serviço ou produto bancário como um seguro de vida ou ter de domiciliar o seu ordenado.

Informe-se junto do banco sobre quais são as condições que eles oferecem para que não seja apanhado de surpresa.

Como foi referido anteriormente, é possível que o imóvel tenha mais dívidas associadas para além da dívida ao banco. Para saber que dívidas estão associadas ao imóvel, consulte a certidão do registo predial do mesmo.

Conclusão

Optar por um imóvel da banca pode parecer a solução mais atractiva, em especial para quem procura comprar casa pela primeira vez e ainda não tenha capital suficiente para dar uma entrada inicial.

No entanto, por muito atraente que seja a possibilidade de obter um financiamento a 100%, também há muitos perigos à espreita. Pode acabar por ter de gastar muito mais do que esperava inicialmente caso não esteja bem informado das condições em que o imóvel se encontra e que dívidas estão associadas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.