vender-a-sua-casa-erros-a-evitar

5 Erros Comuns que os Proprietários Cometem Quando Querem Vender a Sua Casa (e Como Evitá-los)

Decidiu vender a sua casa e com certeza que o quererá fazer no menor espaço de tempo e ao valor mais elevado possível. No entanto, apesar de todos os proprietários quererem o mesmo, muitos são os que cometem um (ou mais) dos erros descritos abaixo e que os impedirá de tirar o máximo partido da venda da sua casa.

1. Falhar na limpeza e arrumação da casa

Há poucas coisas mais desencorajadoras e tão fáceis de resolver como a falta de limpeza de uma casa. Este é um dos pontos que é mais frequentemente negligenciado pelos proprietários e o que fará a maior diferença na percepção do valor da casa por parte do comprador.

Uma falta de cuidado com a limpeza e arrumação da casa pode levar um potencial comprador a questionar-se que outros aspectos da manutenção do imóvel estarão a ser negligenciados. A limpeza e arrumação devem ser uma prioridade caso queira vender a sua casa.

vender-a-sua-casa-organizacao

2. Não definir o preço certo para vender a sua casa

Regra geral, quando é o proprietário da casa a definir o preço de venda do imóvel, existe a tendência para que este valorize o imóvel muito acima do valor de mercado. Isto acontece porque o proprietário está a considerar o valor emocional que o imóvel tem para ele. Mas lembre-se que uma visita que conhece a sua casa pela primeira vez não lhe dá esse valor emocional.

Ao anunciar um valor demasiado alto corre o risco de potenciais compradores nem chegarem a agendar uma visita por esta estar muito acima do seu orçamento. Poderá até nem aparecer nas pesquisas graças ao uso de filtros de preço durante a busca online.

Por outro lado se o preço for demasiado baixo, para além de perder dinheiro, pode estar a transmitir a ideia de que há algo de errado com o imóvel. Isto também irá desencorajar potenciais compradores de agendarem uma visita.

O primeiro passo para definir o preço certo pode ser utilizar uma calculadora online e, posteriormente, falar com um agente imobiliário que faça um estudo de mercado do valor do seu imóvel. Neste estudo, o agente imobiliário terá em conta o valor de venda de outros imóveis semelhantes ao seu vendidos recentemente. O agente imobiliário também será capaz de o acompanhar e ajudar a perceber qual o estado actual do mercado imobiliário na sua zona.

3. A casa estar vazia ou com objectos pessoais

A probabilidade de alguém comprar uma casa é muito superior quando se consegue imaginar a viver nela. Isto é muito difícil quando, durante a visita, a casa está repleta de fotografias de pessoas que não se conhece. O mesmo é verdade quando a casa está sem personalidade e completamente vazia causando até algum eco… eco… eco…

Para aumentar as possibilidades de vender a sua casa deverá fazer o que se chama home staging. Isto significa dispor a mobília e até peças decorativas de forma a fazer sobressair os pontos fortes do imóvel, tornando o espaço mais convidativo e acolhedor.

Caso não tenha mobiliário que possa dispensar para este efeito, fale com amigos para saber se eles poderão contribuir com algumas peças.

vender-a-sua-casa-home-staging

4. Não ter fotografias profissionais

As fotografias que inclui na listagem serão a primeira forma que um potencial comprador  tem de ver a casa. Isto significa que serão essas fotografias que irão definir qual é a primeira impressão que alguém tem do imóvel.

As fotografias da sua casa devem ser capazes de dar uma ideia correcta de como a casa é na realidade. Não deve aparentar ser nem pior nem melhor do que é realmente. Para isso, é preciso ter o equipamento certo e perceber quais são os melhores ângulos a fotografar. Algo que, muitas vezes, apenas um agente imobiliário saberá.

Para além das fotografias existem outras ferramentas que também o irão ajudar a vender da sua casa. Conheça estas ferramentas aqui.

5. Ignorar pequenos arranjos e melhorias

Há pequenos arranjos que pode fazer numa tarde e que farão toda a diferença na percepção do valor do imóvel. Coisas como garantir que todas as divisões estão bem iluminadas, remover marcas de humidade antigas causadas por infiltrações que já foram resolvidas, interruptores partidos e até poderá beneficiar de pintar uma parede que esteja com alguma cor muito forte.

Faça um levantamento de pequenas melhorias que pode fazer em cada divisão que não demorarão muito tempo e poderão fazer toda a diferença durante o processo de venda da sua casa. Se não sabe que melhorias precisa de fazer e precisar de ajuda a criar este plano, poderá falar com o seu agente imobiliário. Ele terá a experiência necessária para saber onde valerá a pena concentrar os seus esforços.

Conclusão

Evitar estes erros poderá fazer toda a diferença no tempo que demora a vender a sua casa e até no valor de venda da mesma. Alguns destes pontos poderá resolver numa tarde, outros poderá delegar ao agente imobiliário certo.

No entanto, não há razão para não conseguir retirar o máximo possível da venda do seu imóvel agora que sabe que erros deve evitar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.