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5 dicas para mudar de casa sem stress

Mudar de casa tem tanto de entusiasmante como de preocupante. Por um lado, é o início de uma nova fase mas por outro, o processo de mudança pode ser difícil, especialmente quando não existe qualquer tipo de planeamento e preparação prévia.

Este processo pode ser mais ou menos complexo dependendo do número de elementos da família, se tem animais de estimação e da distância entre a sua casa atual e a nova. Podem existir muitos imprevistos que só aumentarão os seus níveis de stress mas, para se precaver, existem algumas dicas importantes que pode usar.

1. Faça uma lista de tarefas e estabeleça prazos para cada uma delas

Não confie na sua memória e faça uma lista de tudo aquilo que precisa de fazer. Assim não corre o risco de se esquecer de alguma coisa importante. Tente também simplificar ao máximo e partir tarefas maiores em tarefas mais simples e fáceis de fazer. Por exemplo, em vez de uma tarefa ser “encaixotar pertences”, que é uma tarefa grande e intimidante, comece por “ir buscar caixas”, “montar caixas”, “encaixotar material de cozinha”, “encaixotar livros”, etc.

Depois de bem definidas as tarefas, divida o projeto em semanas e defina objetivos específicos para cada uma delas, de acordo com o tempo que tem disponível. Seja realista e não tente fazer demasiado numa semana. É melhor que sobreestime o tempo que cada tarefa demora do que o oposto. Pode sempre começar a trabalhar nas tarefas da semana seguinte se sobrar tempo.

Ao ter este calendário definido, também será mais fácil perceber o intervalo de datas em que estará pronto para fazer a mudança.

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2. Contrate uma empresa de mudanças com antecedência

Se quer simplificar o processo de mudança de casa ao máximo, não tente fazer tudo sozinho e opte por contratar uma empresa de mudanças. Deve pedir orçamentos a diferentes empresas e lembre-se de ler as críticas de antigos clientes para perceber como foi a sua experiência.

Ainda antes de contactar as empresas, é importante que perceba como é que será feita a movimentação dos móveis entre as duas casas. É importante verificar se existe elevador, se as escadas têm espaço suficiente, se a carrinha das mudanças consegue estacionar facilmente à frente das duas moradas ou se alguma das residências está numa rua sem trânsito, etc.

Também será importante garantir que todos os móveis podem ser transportados sem problema. Isto implica tirar medidas aos móveis maiores para garantir que cabem nos elevadores, nas escadas e corredores e, se não couberem, se é possivel desmontá-los para facilitar o transporte.

Tudo isto são informações importantes e que poderão ter um impacto no valor cobrado pela empresa de mudanças. Também é importante perceber quais são os serviços incluídos como a desmontagem e montagem de móveis, serviço de embalamento, etc.

3. Dê uma escolha nos seus pertencentes para que leve apenas o que realmente precisa

Com o passar do tempo é normal que acabe por acumular muitas coisas de que não precisa. Por isso, esta é uma excelente altura para fazer uma triagem nos seus pertences para que não gaste tempo, dinheiro e energia a mudar bens que vai deitar para o lixo ou que não vai usar.

Algumas das coisas que pode não querer levar consigo são: roupas antigas, gastas ou danificadas, eletrodomésticos sem uso, louça a mais, livros, etc. Tudo o que já não quiser pode optar por doar a pessoas próximas ou instituições ou, se ainda tiver algum valor comercial, pode optar por vender em sites como o OLX.

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4. Abasteça-se de todo o material necessário para a mudança

Em regra, o material mais usado nas mudanças são as caixas de cartão, fita cola e uma tesoura. Pode precisar de mais ou menos quantidade destes materiais em função da quantidade de pertences que tem para encaixotar.

Comece por fazer uma estimativa da quantidade e tamanhos das caixas de que irá precisar. Em vez de as comprar, opte por visitar algumas lojas perto de si e peça-lhes para guardarem algumas caixas de encomendas que recebam, para que lhes dê novo uso antes de serem descartadas. É importante ter isto em mente para que a sua mudança seja mais amiga do ambiente.

Lembre-se também de se abastecer de fita-cola, já que é um material crucial para garantir que está tudo bem embalado. Para acondicionar melhor o material mais frágil, poderá também pedir a uma papelaria local jornais antigo que não consigam ser vendidos.

5. Identifique para onde vai cada caixa e o seu conteúdo

Para evitar ter as caixas todas na mesma divsão, tornando-a inacessível ou que tenha de abrir todas as caixas para saber o que está lá dentro ou para encontrar algo específico, escreva na parte de fora da caixa o que ela contém e para que divisão da nova casa é que ela deve ir.

Isto irá tornar a organização na casa nova muito mais simples. Pode até identificar cada divisão com uma cor e colocar a cor correspondente em cada caixa para que todos os envolvidos na mudança saibam exatamente onde a devem colocar.

Conclusão

Mudar de casa deve ser um momento feliz, já que marca o início de uma nova fase na sua vida. Para ajudar a associar este processo a uma boa memória, é importante que dedique algum tempo a planear a mudança e a implementar as dicas presentes neste artigo.

Ainda assim, é importante aceitar que, por muito planeamento ou organização que haja, pode sempre haver algo a correr menos bem. Não deixe que isso estrague a sua boa disposição e encare os imprevistos com leveza de espírito para que eles não estraguem um momento que é tão importante para si e para os seus.

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